Administração - Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2023

Limoeiro de Anadia realiza Jornada Pedagógica visando otimizar as metodologias aplicadas em sala de aula

Em Limoeiro de Anadia, o início do ano letivo 2023 foi marcado com a realização de mais uma Jornada Pedagógica, ocorrida nos dias 31 de janeiro e 01 e 02 de fevereiro, que teve como público alvo diretores, vice-diretores, professores, assistentes administrativos, secretários escolares, merendeiras e cuidadores da Rede Municipal de Ensino.

Com o tema central “Trilhas de Aprendizagem”, a Jornada teve como objetivo aproximar a equipe gestora das rotinas administrativas e pedagógica realizadas na instituição escolar, por meio do estudo de legislações e da melhor forma de aplicá-las.

Na oportunidade foram abordados os seguintes eixos: o diretor escolar e as dimensões da gestão da educação; dimensão pedagógica: a autonomia coletivamente construída na escola e dimensão administrativa: legislação da educação na organização da educação nacional. Todo o conteúdo foi ministrado através de oficinas pedagógicas inovadoras que seguem uma organização curricular para ser desenvolvida na Educação Infantil, Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental dos Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos-EJA e Educação Especial e Inclusiva.

Formação – Também foi ministrada uma formação específica para merendeiras e gestores das escolas municipais, através da equipe da alimentação escolar. Baseada na resolução do FNDE, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) através do guia alimentar da população brasileira, orientando sobre uma alimentação saudável para os alunos e população em geral; e as boas práticas para manipulação de alimentos, ministrado também em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal

A formação para gestores escolares da rede municipal de ensino tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da gestão das escolas pública. Nesse sentido a formação se concentra na construção de uma gestão escolar democrática, que possa executar um projeto pedagógico de qualidade e estimular a formação de cidadãos críticos e compromissados com as responsabilidades sociais.

A equipe multidisciplinar das Com-vidas também participou da I Jornada Pedagógica da SEMED, realizando, na oportunidade, o segundo planejamento estratégico do ano letivo 2023, onde as ações previstas para serem realizadas no corrente ano foram discutidas, entre elas, as etapas que darão andamento aos projetos Farmácia Viva, Horta Agroecológica e o Viveiro de Mudas Nativas.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Antônio Martins, a Jornada visa o desenvolvimento de uma melhor metodologia de ensino em sala de aula. Ele também falou sobre o Termo de Cooperação firmado pelo prefeito Marlan Ferreira com um município cearense. “O prefeito Marlan Ferreira estará firmando um Termo de Cooperação Técnica entre Limoeiro de Anadia e o município cearense de Sobral e não tenho dúvidas que essa parceria será de fundamental importância para alcançarmos a excelência na Educação no estado de Alagoas”, finalizou.