Administração - Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023

Limoeiro de Anadia cria grupo de trabalho para a revisão do Plano Diretor Municipal Participativo

Grupo revisará o Plano Diretor do município

Atendendo a uma das exigências do Estatuto das Cidades, que ordena a revisão dos planos diretores dos municípios brasileiros a cada dez anos, Limoeiro de Anadia saiu na frente e, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), organizou um grupo de trabalho formado por consultores técnicos do Município e da Universidade, que já iniciaram a execução de um planejamento de trabalho para a revisão do Plano Diretor Municipal Participativo, elaborado no ano de 2008.

Defasado por conta de muitas coisas terem mudado nos últimos 15 anos, o processo de revisão do Plano Diretor de Limoeiro de Anadia deverá atender às novas demandas surgidas desde o primeiro plano e que hoje condicionam as estratégias de crescimento da cidade.

O plano diretor de uma cidade é uma exigência da constituição federal de 1988 nos artigos 182 e 183 para que as prefeituras executem o que é conhecido como política urbana do município. A construção de um plano diretor municipal é um processo portanto democrático e participativo já que lida diretamente com a designação de um bem coletivo, que é a função social da terra urbana.

Construído de forma participativa e envolvendo os mais diversos segmentos da sociedade civil organizada, a revisão do Plano Diretor Municipal Participativo de Limoeiro de Anadia contará com a colaboração de um núcleo gestor formado por 18 membros: Marcelo Karloni da Cruz e Simone Rachel Lopes Romão (coordenação executiva e técnica), Thiago Alberto da Silva Pereira (consultor temático), Ailma Leanne de Melo Silva (consultora Arquiteta urbanista), Anthony Augusto Andrade Farias (assessoria técnica 01),  Natali Conceição de Menezes (coordenadora de eixo de trabalho uso e ocupação do solo), Míriam de Almeida Silva, (coordenadora de eixo de trabalho Habitação), Thayne Keylla Barbosa Vieira e e Marciela saturnino da Silva Nascimento (coordenadoras de eixo de trabalho Infraestrutura e saneamento ambiental), Ana Paula Teodoro dos Santos (coordenadora de eixo de trabalho Meio Ambiente), Paulo Chagas do Carmo, (coordenador de eixo de trabalho Mobilidade e acessibilidade), Gilberto Barbosa Filho, (coordenador de eixo de trabalho Patrimônio), Jonatas Farias da Silva (coordenador de eixo de trabalho Desenvolvimento socioeconômico), Andréia da Silva Pereira, (administração executiva) e Lucas Camillo de Souza Santos (assessoria administrativa executiva).

Por meio de oficinas e audiências públicas, as equipes de execução conseguirão entender as demandas, as questões e as necessidades dos seus moradores e ordenar as estratégias de desenvolvimento e ocupação do espaço urbano.