Educação - Terça-feira, 19 de Setembro de 2023

Merendeiras de Limoeiro de Anadia participam da etapa municipal do concurso Merendeiras 2023

Concurso de Merendeiras é realizado todos os anos no município

Frango xadrez ao molho de laranja, acompanhado de purê de abóbora, arroz e farofa de côco ouricuri. Esse foi o prato vencedor da etapa municipal do Concurso Merendeiras 2023, realizado na tarde desta quinta-feira (24) nas dependências da Creche Municipal Luzinete Maria da Conceição, no povoado Mamoeiro, zona rural de Limoeiro de Anadia.

O concurso tem como objetivo promover os profissionais que atuam na alimentação escolar dos municípios integrantes do Programa Cidade Empreendedora.

O prato vencedor da etapa limoeirense foi preparado e assinado pelas merendeiras da Escola Municipal Pedro Ferreira. Itens como sabor, textura, criatividade e aparência foram avaliados e pontuados por uma equipe julgadora, que também degustou outros dois pratos.

Às merendeiras vencedoras foi entregue um cheque no valor de R$ 500 reais, além de presentes com itens de cozinha. Elas representarão o município de Limoeiro de Anadia na próxima etapa, prevista para acontecer em Arapiraca.

O Concurso Merendeiras 2023 é promovido pelo Sebrae Alagoas, em parceria com a Embrapa, Senac, Fida e Governo Federal. A competição consiste na eleição, divulgação e premiação de receitas culinárias elaboradas por merendeiras e merendeiros da alimentação escolar, que atuam em escolas públicas municipais de educação básica nos municípios do Programa Cidade Empreendedora e que participaram de cursos como Capacitação sobre Cardápio e Aquisição de Alimentos na Alimentação Escolar e/ou Capacitação sobre Técnicas Básicas de Culinárias e biodiversidade.

Marcaram presença na seletiva municipal o secretário municipal de Educação, Antônio Martins, a secretária adjunta Jeane Guilherme, além de coordenadores, diretores, nutricionistas, merendeiras e técnicos em geral da secretaria.

De acordo com a secretária adjunta Jeane Guilherme, cozinhar é um ato de amor. "Quem não se lembra do tempero da comida de vó? A gente sabe que ali cada tempero, cada ingrediente era feito com amor, dedicação e muito zelo. Pois assim é a arte de cozinhar", finalizou Jeane.