Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou diversas ações voltadas à campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo prevenir e diagnosticar de forma precoce o câncer de mama e do colo do útero.

As ações foram realizadas de forma itinerante, contemplando diversas comunidades urbanas e rurais. Ao todo foram treze ações nas Unidades Básicas de Saúde, uma ação na Unidade Mista Nossa Senhora das Dores e mais quatro ações promovidas pela Secretaria de Saúde para públicos específicos como servidores da Educação, Saúde, das demais secretarias, além das profissionais dos Serviços Gerais que atuam na Saúde.

Para as usuárias foi intensificada a oferta de exames preventivos como testes rápidos de HIV, hepatites B e C, Sífilis, além de exames de citologia e mamografia.

Especialistas também ministraram palestras rápidas junto às usuárias, abordando temas como: prevenção do câncer de colo de útero e HPV; prevenção e conscientização sobre a Sífilis; a importância da autoestima durante o tratamento do câncer; nutrição na prevenção e tratamento do câncer de mama; e atividade física como aliada contra o câncer de mama.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felipe Boró, a prevenção é sempre o melhor caminho. “No mês de outubro foram intensificadas várias ações, que já realizamos durante todo o ano, pois conscientizar e orientar as mulheres sobre doenças como essas é fundamental”, reforçou o secretário.

Já de acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Katia Maria Ferreira Neto, a maior preocupação do Município é ofertar serviços de qualidade, atendendo toda a população e ofertando um trabalho de prevenção eficiente. “Ao longo do ano, outras ações serão desenvolvidas no município”, frisou.

Sobre a Campanha Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa divulga a importância da realização do autoexame das mamas; incentiva a prática regular de atividade física como método preventivo; orienta sobre o consumo alimentos saudáveis que influenciam diretamente no processo de adoecimento, além de sensibilizar as mulheres quanto a importância da Unidade Básica Saúde da Família (UBS) como unidade de prevenção.

A doença e a prevenção

O câncer de mama é segundo tipo que mais acometem brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.
Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos e mulheres de 25 a 64 devem fazer citologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content