Reforçando as ações do Outubro Rosa, que é o mês em que acontece a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou exames de Mamografia Computadorizada em parceria com o Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (CEDIM), em Maceió.

Um grupo de 16 mulheres, entre 50 e 69 anos, residentes do Povoado Camadanta, foram acompanhadas pela Agente Comunitária de Saúde até a cidade de Maceió para realizar o exame de prevenção ao câncer de mama.

_Questionado sobre a importância da ação, o secretário municipal de Saúde, Felipe Boró ressaltou que o trabalho de conscientização é fundamental para romper barreiras e mitos.

Hoje o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer na população feminina do Brasil. Mesmo com a Campanha do Outubro Rosa, ainda existe uma resistência a ser quebrada. Nosso papel, enquanto Saúde, é ir além da conscientização. Com o apoio do Prefeito Marlan, conseguimos disponibilizar o transporte para levar uma parte das mulheres da Camadanta, as que estão na idade que exige mais cuidado, e, em conjunto com o CEDIM, ofertar o que existe de mais avançado em relação a prevenção que é a mamografia computadorizada. Estamos nos programando para nos próximos dias realizar esta mesma ação com mulheres de outras comunidades.

Vale ressaltar que quanto mais cedo o diagnóstico do câncer de mama for feito, maiores são as chances de cura. Por isso a importância da realização de exames de forma regular, sobretudo a partir dos 40 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content