O presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Marlan Ferreira, participou na manhã desta segunda-feira (20), de Assembleia Geral para fundação da Federação de Consórcios Públicos de Alagoas (FEC/AL). Além de Marlan Ferreira, outros 8 presidentes de consórcios públicos do estado participaram do evento.

A reunião, aprovou, por unanimidade, o Estatuto da FECALAGOAS, e elegeu sua diretoria, na qual o presidente do Conagreste e prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, foi aclamado presidente da Federação.

Integrantes dos outros oito consórcios também integram a diretoria da FEC/AL.

O prefeito de Major Izidoro e representante Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), da região leiteira de Alagoas, Theobaldo Cintra, que foi escolhido como vice-presidente institucional; o prefeito de Dois Riachos e representante do Consórcio para Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri), Ramon Camilo, foi escolhido vice-presidente administrativo; o prefeito de Coruripe e presidente do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul), Marcelo Beltrão, é o vice-presidente financeiro.

Já o prefeito de Carneiros e representante do Consórcio Público para Gestão da Energia Elétrica e Serviços Públicos (Cigip), Geraldo Filho, e o prefeito de Água Branca, e representante do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (Crerssal), José Carlos de Carvalho, foram eleitos como primeiro e segundo suplentes, respectivamente.

A FECALAGOAS tem como objetivo principal buscar o fortalecimento dos consórcios públicos com padronização de entendimento, que gerem instrumentos e facilitem os procedimentos administrativos, aproximando os consórcios das esferas governamentais estadual e da União.