Soraya Leite – Assessora de Comunicação

As Secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Limoeiro de Anadia, com o apoio da Secretaria de Viação e Obras, realizam, nesta sexta-feira (17), a partir de 8h, o V Mutirão de Limpeza no Rio Coruripe, em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Mares, comemorado em 18 de setembro.

A ação marca ainda o início da campanha de conscientização sobre a coleta seletiva de lixo que será implantada em breve no município, incentivando a reciclagem.

O mutirão contará com a participação do secretário do Meio Ambiente, João Boró, e do secretário-adjunto Emannuel Falcão; do presidente da Associação dos Catadores e Recicladores de Lixo de Limoeiro de Anadia (Cidade Verde), vereador Genésio Lira; da coordenadora-geral das Comissões do Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas), Jakeline Guilherme; e integrantes da Com-vidas da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, formada por professores e alunos do Ensino Fundamental II, entre outros convidados.

Segundo Emannuel Falcão, essa parceria tem como objetivo envolver os alunos e a comunidade em geral em ações de preservação ambiental, por meio da retirada do lixo descartado irregularmente na natureza.

“Estamos dando os primeiros passos para a implantação da coleta seletiva em Limoeiro, e vamos começar com a limpeza do rio Coruripe, que já é realizada há cinco anos, para orientar as pessoas sobre o uso sustentável do meio ambiente e o combate à poluição dos nossos recursos naturais”, explicou.

No início deste mês, secretários municipais de Limoeiro se reuniram com o superintendente do Consórcio Regional dos Resíduos Sólidos do Sertão Alagoano, Eraldo Nunes, que, a convite do prefeito Marlan Ferreira, apresentou as especificidades do programa de coleta seletiva.

A meta é reduzir, ao máximo, o descarte irregular do lixo doméstico e diminuir os custos com o envio de toneladas de resíduos sólidos ao aterro sanitário, o que é altamente dispendioso para o município.

Ainda na sexta-feira serão realizadas ações de educação ambiental no Centro da cidade, com a entrega de panfletos na feira livre e visitas a estabelecimentos comerciais e residências para explicar aos moradores como funciona o programa.

Na próxima semana, representantes da Secretaria do Meio Ambiente, das Comissões do Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas) e da Associação dos Catadores e Recicladores de Lixo de Limoeiro de Anadia (Cidade Verde) vão proferir palestras nas escolas municipais, entregar panfletos e promover dinâmicas em sala de aula sobre a forma correta de separar os resíduos orgânicos do lixo reciclável e engajar o maior número de estudantes na campanha de coleta seletiva, tornando-os multiplicadores em suas comunidades.