Soraya Leite – Assessora de Comunicação 

A Secretaria de Agricultura de Limoeiro de Anadia, em parceria com o Banco do Nordeste, reuniu pequenos produtores rurais nessa quinta-feira (2), na sede do órgão, para mais uma apresentação do Programa Agroamigo, linha de crédito ofertada pelo BNB para investimentos na agricultura familiar.

O encontro serviu ainda para o recebimento de propostas de adesão aos financiamentos ofertados pelo banco. Somente hoje foram apresentados mais de 30 projetos, que garantirão um crédito de R$ 6 mil a cada agricultor, para investimentos na criação de animais e aquisição de kits de irrigação.

O secretário municipal de Agricultura, José Tenório, explica que a ação é fruto do trabalho permanente de mobilização dos agricultores familiares, para que eles tenham acesso às diversas ações desenvolvidas no município. E esclarece que os interessados em aderir ao financiamento devem procurar a Secretaria para os devidos esclarecimentos.

“Para aderir ao Agroamigo, o agricultor tem que ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf ( DAP),  documento que identifica o agricultor familiar e possibilita o acesso a todas as políticas públicas voltadas para a atividade”, disse o secretário.

Segundo o superintendente de Agricultura, Nelson Braga,  essa é apenas uma das ações da pasta para beneficiar os pequenos produtores. O órgão oferta ainda serviços de aração de terra, emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), Programa do Leite, dentre outros.

“A Secretaria também disponibiliza ao homem do campo assistência  técnica de vários profissionais, como engenheiro agrícola, médico veterinário e zootecnista”, completou.