Soraya Leite – Assessora de Comunicação

Agricultores familiares de Limoeiro de Anadia participaram, nesta sexta-feira (20), de reunião técnica sobre a cultura da mandioca, na sede da Secretaria de Agricultura do município. O encontro é uma ação da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Alagoas, em parceria com a Prefeitura, e teve como objetivo discutir o desenvolvimento da cadeia produtiva na região.

Na ocasião, o pesquisador e agrônomo da Secretaria de Agricultura de Arapiraca, Manoel Henrique, falou sobre a estruturação da mandiocultura no Agreste alagoano, o cultivo de novas variedades e perspectivas para o setor. A reunião contou ainda com a presença do agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Claudevan Santos Silva, que fez a apresentação do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter).

Lançado em 2016, o Prodeter é uma estratégia do BNB para contribuir com o desenvolvimento territorial e local, por meio da organização, fortalecimento e aumento da competitividade entre as atividades econômicas, incorporação de novas tecnologias em atividades produtivas e o incentivo ao cooperativismo.

A meta é incentivar a geração de emprego e renda, promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares, reduzir as desigualdades regionais no Estado, promover a sustentabilidade socioambiental e melhorar as condições de vida da população regional.

Presente à reunião, o prefeito Marlan Ferreira destacou o importante papel que agricultura familiar desempenha no desenvolvimento de Limoeiro, por meio da geração de emprego e renda no campo e no fomento da economia local.

E reafirmou seu compromisso com o setor, ao anunciar que não tem medido esforços para recuperar os recursos que ficaram parados em Brasília desde sua primeira gestão, para investir na melhoria da produção agrícola do município.

“A agricultura é uma prioridade na nossa gestão. Por isso estamos empenhados em recuperar esses recursos, que serão investidos na construção de uma adutora, para melhorar o abastecimento de água em diversos povoados, e na compra de equipamentos. A expectativa é que até dezembro essa obra seja concluída”, afirmou.

Marlan Ferreira anunciou também que, no início do próximo ano, Limoeiro de Anadia passará a contar com uma estação pluviométrica, que permitirá aos agricultores o monitoramento diário e em tempo real das condições climáticas na região de plantio, garantindo mais eficiência, rapidez e precisão nas previsões meteorológicas. Dotado de tecnologia de ponta, o sistema proporcionará a adoção de medidas mais eficazes, reduzindo as perdas no campo e aumentando a produtividade das lavouras.