Soraya Leite – Assessor de Comunicação

O retorno bem-sucedido das aulas presenciais em Limoeiro de Anadia está servindo de exemplo para o Estado e outros municípios. O assunto foi tema de reunião, na manhã de segunda-feira (26), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com a presença do secretário municipal de Educação de Limoeiro, Antonio Martins, e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime) e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (ALE).

O encontro faz parte da agenda estratégica a ser adotada em todo o Estado para o planejamento da volta às aulas nesse período de pandemia da Covid-19, como forma de garantir um retorno seguro das atividades escolares. Ao todo, 13 municípios já reiniciaram as aulas.

Por determinação do prefeito Marlan Ferreira, as aulas presenciais em Limoeiro de Anadia foram retomadas em março, de forma híbrida, com alternância de turmas e a adoção de todas as medidas de segurança necessárias para evitar a disseminação do coronavírus no ambiente escolar. O município foi o quarto a reiniciar o ano letivo em Alagoas e a experiência bem-sucedida será referência para orientar os demais nesse processo.

O secretário municipal de Educação, Antonio Martins, atribui os resultados obtidos em Limoeiro de Anadia ao total comprometimento da comunidade escolar em cumprir à risca os protocolos de segurança adotados nas unidades de ensino. “Os próprios alunos têm contribuído para que as normas de higienização e distanciamento sejam realmente cumpridas. Eles atuam como verdadeiros vigilantes das medidas de segurança, o que tem sido fundamental para que o município não tenha nenhum registro de casos confirmados de Covid-19 entre alunos desde o início das aulas”, afirmou.

Antonio Martins acrescenta que a volta às aulas presenciais era um desejo não só dos pais como dos próprios alunos, que já não demonstravam mais entusiasmo com as aulas on-line. “Muitos até desistiram de estudar nesse período, principalmente por causa da dificuldade de acesso à internet, mas a Secretaria de Municipal de Educação,  organizou uma força-tarefa e realizou uma busca ativa dos egressos e conseguiu trazê-los de volta à sala de aula. A distribuição de kits escolares, contendo mais de 27 itens, também foi outro incentivo da Prefeitura de Limoeiro de Anadia para estimular esses estudantes”.

A reunião dessa segunda-feira (26) resultou na criação de uma comissão que se reunirá na última segunda-feira de cada mês, na sede da AMA, para fazer o acompanhamento do retorno das aulas durante todo o ano no Estado.