Guilherme Carvalho Filho – Assessor de Comunicação

Ampliada para toda a população acima de seis meses de idade, o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza acontecerá neste sábado (10), em Limoeiro de Anadia. Os postos de saúde dos povoados Pé Leve, Genipapo e o Centro de Saúde funcionarão das 08h às 15h. Entretanto, as unidades já estão de portas abertas para quem desejar ir ao longo desta semana.

O secretário de Saúde, Felipe Boró, destacou que agora não há motivo nenhum para deixar de se imunizar. “A Influenza pode ocasionar hospitalizações e mortes, pois o vírus provoca síndrome gripal aguda grave, assim como a Covid-19”.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização de Limoeiro (PNI), Nirly Pacheco, apela para que os limoeirenses não deixem de comparecer ao chamado.

A profissional reforça que pessoas que tomaram a vacina da Covid-19 devem aguardar 14 dias para tomar a vacina contra a Influenza, que é contraindicada, apenas, para quem tem histórico de alergia ao ovo de galinha. “O posto de saúde pode ser procurado após esse período, sem nenhum problema. A vacinação para todo o público é temporária e se prolongará enquanto durar o estoque. O fundamental é se proteger”, completou.

Indígenas e crianças

É importante ressaltar que, no caso das crianças com seis meses até menores de seis anos que irão tomar a vacina contra a Influenza pela primeira vez, o esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de 30 dias entre cada uma. Já com relação aos indígenas, todos acima de seis meses de idade devem ser vacinados e, no caso das crianças indígenas com idade até oito anos, que irão ser vacinadas pela primeira vez, é necessário que se tome uma segunda dose após 30 dias da primeira.