Guilherme Carvalho Filho – Assessor de Comunicação

O município de Limoeiro de Anadia recebeu, do Ministério da Saúde (MS), cinco concentradores de oxigênio completos que contribuirão na qualidade da assistência dos pacientes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). O dispositivo é de fundamental importância para pessoas que estão com falta de ar, em razão da Covid-19, e que possuem outras patologias.

“O equipamento irá fornecer oxigênio quando o usuário necessitar tanto no domicílio, quanto no hospital. A supervisão é realizada pela equipe de enfermagem e fisioterapeutas”, disse a coordenadora do SAD, Fabiana Oliveira.

A distribuição, segundo ela, foi feita pelo MS a todos os municípios do país. “Recebemos esses equipamentos com louvor. Tratamos a saúde como prioridade, ainda mais nessa pandemia que estamos enfrentando. Três máquinas ficarão no SAD e outras duas foram cedidas à unidade mista”, informou.

“Tendo em vista o momento de extrema demanda na rede de saúde em face da pandemia de COVID -19, onde é premente a reorganização do atendimento aos casos leves e moderados e a redução da permanência hospitalar de indivíduos em convalescença, indica-se o suprimento das equipes que tem experiência com atenção domiciliar como os SADs/Programa Melhor em Casa , equipes de APS e outras, com equipamentos concentradores de oxigênio, na intenção de evitar e abreviar hospitalizações, ampliando o acesso de cidadãos que se encontrem em condições clínicas de permanecer em domicílio com o uso de adequada oferta de oxigênio”, concluiu uma nota emitida pelo Ministério da Saúde.