Guilherme Carvalho Filho – Assessor de Comunicação

A Secretaria de Saúde de Limoeiro de Anadia iniciou, nesta quarta-feira (05), a vacinação contra a Influenza.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Nirly Pacheco, a vacinação foi dividida em três etapas. “Podem se vacinar, até o dia 26 de maio, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a seis anos, povos indígenas e trabalhadoras da saúde”, informou a profissional.

Já a segunda etapa tem como público-alvo os idosos com 60 anos ou mais, além dos professores. Acontece de 27/05 a 17/06.

A terceira e última etapa, de 18/06 a 09/07, irá vacinar pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema Prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A coordenadora do PNI destacou que a vacina contra a influenza é bastante segura. “É a medida mais importante para evitar casos graves e mortes. O grupo prioritário deve se dirigir a um de nossos postos de saúde para imunização”.

O Governo Federal recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe. A recomendação é que haja um intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação das duas vacinas.