Guilherme Carvalho Filho – Assessor de Comunicação

O prefeito Marlan Ferreira publicou um decreto intensificando as medidas no combate a Covid-19 em Limoeiro de Anadia. Segundo o texto, fica proibida a realização de eventos que gerem aglomeração de pessoas, por tempo indeterminado, até que um novo decreto seja divulgado. O objetivo é evitar a sobrecarga da capacidade de atendimento da rede pública de saúde.

A publicação reforça que ficam vedadas as seguintes atividades: comércio ambulante ou em banca/estrutura provisória de bebidas alcoólicas; funcionamento de bares e clubes; festas, de qualquer tipo, em restaurantes, clubes, chácaras e outros estabelecimentos em ambientes fechados e abertos, promovidos por iniciativa pública ou particular; uso/funcionamento dos equipamentos de som automotivos, popularmente conhecidos como paredões de som, e equipamentos sonoros portáteis, nas vias, praças, e demais logradouros públicos; consumo de bebida alcoólica em espaços públicos, como praças, calçadões, calçadas, vias, e relacionados, devendo ser consumida apenas enquanto o cliente estiver sendo atendido na mesa e nos limites do restaurante.

Ainda de acordo com a publicação, fica proibida a circulação de pessoas com testagem positiva para covid-19, ou com suspeita, devendo estas cumprirem o isolamento, de acordo com a recomendações médicas; é obrigatório o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais, por funcionários e clientes, estando o comerciante sujeito a multa; é obrigatória a disponibilização de álcool 70º nas entradas de estabelecimentos comerciais.

As pessoas físicas que descumprirem esse decreto estarão sujeitas a pena de multa de até R$ 3 mil, e as pessoas jurídicas no valor de até R$ 30 mil, bem como a interdição imediata do estabelecimento por 15 dias.