Guilherme Carvalho Filho – Assessor de Comunicação

Em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, celebrado no último sábado (20), a enfermeira Renata Vilela, servidora da Prefeitura Municipal de Limoeiro de Anadia, proferiu uma palestra sobre o assunto, nesta terça-feira (23), no Sítio Poção.

De acordo com a profissional, cerca de 25 pessoas participaram da atividade. Ela classificou o alcoolismo e o uso de drogas como um sério problema de saúde pública.

“O vício nos preocupa muito. O uso compulsivo de álcool é uma doença crônica e afeta diversos aspectos da vida do paciente, como comportamental e socioeconômico”.

A enfermeira reforçou é de fundamental importância conscientizar as pessoas acerca dos malefícios do álcool e drogas, evitando que elas se tornem dependentes.

Importante ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. E afirma que o uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.