Guilherme Carvalho Filho – Assessor de Comunicação

O prefeito Marlan Ferreira e o secretário de Educação, Antônio Martins, realizaram a abertura, na manhã desta segunda-feira (22), da I Jornada Pedagógica do Município com os temas: “Uma gestão escolar de sucesso e Educação 4.0: O futuro é agora.

O objetivo do encontro, que acontece no ginásio da Escola Municipal de Educação Básica Prefeito Pedro Ferreira da Silva, no Povoado Cadoz, é qualificar coordenadores e diretores para que liderem equipes e zelem pelo desenvolvimento de ensino e aprendizagem.

O secretário de Educação reforçou que a jornada é de fundamental importância para o retorno das aulas do município, principalmente no período que estamos atravessando.

“Vivenciamos algo diferente, que ninguém esperava. Professores, alunos, coordenadores e diretores estão tendo que se adaptar, principalmente na questão da tecnologia como um todo. Essa formação é uma conquista, pois saberemos como receber os alunos caso aconteça o ensino híbrido. A qualificação é valiosa de acordo com o que o momento exige”, pontuou Antônio Martins.

A superintendente de Projetos Educacionais, prof. dra. Mônica Araújo da Silva, afirmou que a pandemia trouxe muitos desafios, pois o mundo parou. “Agora estamos nos preparando para voltar, com um novo cenário”.

O prefeito Marlan Ferreira destacou que planejamento é a palavra-chave para iniciar um período letivo em meio a uma pandemia. “Assim como 2020, 2021 também será um ano de desafios para os profissionais da Educação, pois a volta às aulas será marcada pelo uso das ferramentas digitais junto às metodologias ativas. Foi pensando nessa realidade virtual que a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu este trabalho para capacitar ainda mais os funcionários da rede de ensino”.

PROGRAMAÇÃO

Pela manhã, o prefeito Marlan e o secretário Antônio Martins participaram de uma mesa redonda ao lado do prof. dr. Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do prof. dr. Edson de Souza Bento, líder do grupo de pesquisa de ressonância magnética nucelar da Ufal, da secretária de Cultura, Patrícia Celestino, e da coordenadora geral de Ensino, Cristiana Martins. A discussão foi intermediada pela superintendente de Projetos Educacionais, Mônica Araújo da Silva.

Em seguida, o psicólogo Anderson de Arruda Menezes, especialista em psicologia escolar educacional e multifocal, proferiu a palestra “habilidades socioemocionais e cognitivas na volta às aulas, em tempo de corona”.

O advogado Thiago Souto dos Santos, juiz do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) encerrou as atividades de hoje explanando sobre o tema: “gestão democrática e ética profissional”.

Às 8h30 desta terça, o tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, Reginaldo Vieira Leite, abordará o tema: “os três pilares para dominar as ferramentas digitais: Conhecer, Aprender e Praticar”.

Às 10h30, César Henrique Cícero, instrutor do Google e líder do Grupo de Educadores de Maceió (GEG) abrilhantará ainda mais a jornada com o tema: “como inovar com o Google na rede pública?”.

O termino está previsto para às 12h, com a entrega de certificados.