“Limoeiro de Anadia: Cidade da Gente”, de Gilberto Barbosa, oportunizará crianças ao acesso e difusão da memória da cidade.

A história da própria cidade ao alcance das mãos de pequenos limoeirenses. É com esse objetivo que a obra “Limoeiro, cidade da gente” chega nas escolas municipais a partir de 2021. O lançamento da obra do professor Gilberto Barbosa, através da editora Didáticos, é um marco que encerra os últimos dias do ano com pensamento que enraiza a história do município para quem vai construir seu futuro.

O lançamento contou com a presença de educadores e trabalhadores da rede municipal de Educação, além de servidores e gestores, em uma solenidade restrita em decorrência da pandemia do Coronavírus. Para o prefeito Marcelo Rodrigues, a preservação da memória da cidade é um dos maiores presentes oferecidos com este lançamento.

“Muitas vezes a História Regional tem ficado longe dos interesses e alcance dos alunos. É de suma importância ter materiais didáticos dessa temática para contribuírem com os estudantes no conhecimento da História local, e refletirem sobre suas origens e identidades, sobre os processos socioeconômicos e políticos, com suas mudanças e permanências, e valorizem a pluralidade étnica e cultural que constitui a formação social de Limoeiro de Anadia”, relatou Rodrigues.

“Os conteúdos que estão contidos aqui irão ajudá-los a ampliar seus saberes para que possam crescer e entender cada vez mais o mundo ao seu redor, para que sejam sujeitos ativos da sua própria história, e atuem de forma consciente em sua realidade histórica. Desejamos a todos ótimos estudos”.

O escritor Gilberto Barbosa também expressou o significado da obra. “Estou há 20 anos fazendo pesquisa sobre a história de Limoeiro e recebi a missão de construir em uma semana o livro para todos os estudantes da rede fundamental. Acredito que é o maior projeto da minha vida, haja visto que vai chegar justamente para aquele público que fará com que a história de Limoeiro seja mais difundida, que são os alunos e os professores. É um grande legado que o prefeito Marcelo Rodrigues deixa para o povo de Limoeiro, para que tenha conhecimento de sua história e possam valorizar mais sua terra, nossa amada Limoeiro de Anadia”.

Confira mais algumas imagens da solenidade de lançamento: