DCIM/100MEDIA/DJI_0248.JPG
Novo Centro Educacional de Camadanta está pronto para as crianças do povoado.

Mais do que uma meta nos últimos quatro anos em Limoeiro de Anadia, a escola pública de qualidade se transformou em uma prática diária, que contou com a força-tarefa de toda a equipe de docentes, trabalhadores da educação de modo geral, e gestores. Fazendo jus a todo esse trabalho, o ano termina com a creche de Camadanta pronta para abrir as portas à comunidade, encerrando uma espera de centenas de famílias do povoado.

Após solucionar todos os entraves burocráticos, o Centro de Educação Infantil de Camadanta teve as obras avançando de forma acelerada e hoje já se torna uma realidade que segue à disposição para meninos e meninas de dois a cinco anos de idade. A estrutura física dispõe de salas de aula, pátio, espaço sócio-educacional com areia, escorrega, brinquedos, e uma série de materiais pedagógicos com quantidade e qualidade suficiente, adequados às faixas etárias e necessidades do trabalho educacional.

Na oportunidade de entrega da creche, a secretária municipal de Educação, Glauciane Veiga, reafirmou o papel do trabalho coletivo e comprometido com a qualidade. “Primeiramente, quero agradecer a Deus. Estes últimos dias, eu tenho dito que fazer educação de fato, com qualidade, é fazer como estamos fazendo. Estamos caminhando de acordo com aquilo que as condições têm nos proposto e estamos tentando proporcionar uma educação de qualidade aos nossos alunos. E como se faz isso? Oferecendo ao município, à população e, primordialmente, aos alunos, aos professores, aquilo que estamos oferecendo no dia de hoje, uma nova unidade educacional, com condições para que todo profissional possa desenvolver seu trabalho”, relatou.

A secretária também apresentou o papel da gestão durante todo esse processo. “A pasta da Secretaria Municipal de Educação tem feito aquilo que tem sido competente para ser feito. E isso acontece quando a gente pensa no coletivo, quando a gente pensa na população, para que assim chegue uma educação de qualidade aos nossos alunos, porque nós podemos acreditar na escola pública, sim, nós acreditamos, sim, e temos a plena certeza de que daqui a alguns dias, o Centro de Educação Infantil estará de portas abertas para atender a toda comunidade de Camadanta. Agradecemos desde o pedreiro até o gestor. Acredito que as crianças, pais, professores estarão felizes com o presente que hoje recebem”, disse.

Durante o projeto de implantação, diversas reuniões foram realizadas, ouvindo desde a coordenação pedagógica, além de professores, pais, monitores, alunos e demais funcionários. O início das atividades do Centro de Educação Infantil representa uma resposta não só às expectativas da comunidade, como ainda em cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Educação, incluindo atendimento educacional especializado complementar, e a busca ativa.