Marcação com especialistas acontece após entrada na Unidade Básica de Saúde (Foto: Assessoria)

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou serviço de Acolhimento Social, reorganizando todo o fluxo de marcação de consultas. A partir deste mês de setembro, os atendimentos com especialidades médicas e de saúde serão facilitados com a marcação nas próprias Unidades Básicas de Saúde, onde os usuários realizaram as primeiras consultas e deram entrada no sistema.

O usuário deverá passar por um clínico geral em sua Unidade Básica. A partir desta entrada no sistema de saúde, o médico que efetuou o atendimento encaminhará o paciente para a especialidade necessária, registrando a devida justificativa. O documento será encaminhado para uma triagem específica de marcação de consultas.

Os agendamentos também obedecem critérios objetivos de classificação, padronizando a marcação de acordo com a condição de saúde dos usuários, de modo que todos recebam a assistência em um período adequado de tempo. O trabalho contará com equipe multidisciplinar, com o profissional da marcação, assistente social, enfermeiros e direção da unidade. No entanto, o que determinará a necessidade de uma espera maior ou menor é a própria classificação do estado de saúde do paciente, avaliada e devidamente registrada pelo médico que o atendeu.

O Acolhimento Social é responsável por integrar o fluxo de marcação de consultas, articulando as necessidades dos pacientes das distintas Unidades de Saúde em que ocorre essa territorialização, que será dividida em cinco áreas sob responsabilidade de assistentes sociais. A área I compõe Pé Leve I e II e Mamoeiro. A área II tem Genipapo, Timbó e Camadanta. A área III integra Cacimbas, Areia Vermelha e Baixa da Areia. A área IV marcará consultas em Centro, Tipi e Miracema. Por fim, a área V inclui Cadoz, Papa Farinha, Poço Cumprido e Chã do Miranda.

A população limoeirense pode agendar, conforme solicitação de clínico, agendamento para 19 especialidades médicas no município, entre ginecologista, dermatologista, urologista, psiquiatra, ultrassonografista, cirurgião, ortopedista, otorrino, oftalmologista, cardiologista, pediatra, vascular, pneumologista, endocrinologista, neurologista, gastro, além de profissionais especialistas para exames de eletrocardiograma e ecocardiograma.