Em novo fluxo de atendimentos, descentralização vai favorecer pacientes a um melhor monitoramento e acesso mais facilitado aos serviços de saúde

Unidade Básica de Saúde em Oiti é uma dos locais que já recebem atendimento para pessoas que estão com algum sintoma grupal, em novo fluxo de atendimentos.

Intensificar o monitoramento e agilizar os serviços em saúde cada vez mais. Tendo em vista um combate ainda mais incisivo contra o Coronavírus, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia atualizou o fluxo de atendimento para pessoas que estão com casos suspeitos ou confirmados de contaminação por Covid-19. Agora, pacientes poderão ser atendidos, medicados e testados nas próprias unidades básicas de saúde e terão seu quadro acompanhado por equipes que encaminharão as pessoas para as melhores condutas.

Profissionais de saúde já foram orientados em reunião ao cumprimento do novo protocolo, que possui respaldo com as maiores entidades de saúde do mundo ao preconizarem a qualidade e rapidez da assistência, o monitoramento contínuo e a prevenção.

Agora, pessoas com sintomas de coronavírus deverão se dirigir diretamente à UBS mais próxima. Durante o atendimento, o médico que identificar a situação como suspeita de Covid-19, já procederá com o protocolo médico recomendado pela Sociedade Alagoana de Infectologia. As unidades já estão abastecidas com os medicamentos. Em seguida, agendará a data do teste para o décimo dia após o início dos sintomas – que é o período cujo vírus se encontra mais detectável.

Após ser liberado, o paciente receberá a recomendação de ficar isolado(a) em casa. Todas as pessoas da mesma residência do paciente receberão a mesma orientação, ainda que não tenham sintomas, de modo a cumprirmos com as normas ministeriais. Durante todo esse período os pacientes serão telemonitorados pelas equipes de saúde.

Caso o paciente tenha condições de saúde que possam gerar agravamento – como pessoas cardiopatas, com doenças respiratórias crônicas, diabéticas, ou gestantes – terá monitoramento a cada 24 horas. Já pacientes sem comorbidade e que, a princípio, não possuem grandes chances de obter agravamento, serão monitorados a cada 48 horas.

“O monitoramento contínuo tem sido preconizado em diversas organizações mundiais, e nós reorganizamos toda a rede de saúde para que as pessoas tenham essa assistência devida e a gente consiga combater o Coronavírus com o máximo de controle possível da situação. Vale ressaltar que o Grupo de Trabalho de combate ao Coronavírus que constituímos tem sido bastante proativo, adotando as medidas com rapidez, e buscando as maiores evidências para que os limoeirenses tenham a garantia de que estão sendo atendidos de acordo com as melhores condutas possíveis”, afirmou o prefeito Marcelo Rodrigues.

Havendo qualquer sinal de agravamento da doença nesse período, o paciente será encaminhado para a unidade de referência em Limoeiro, o gripário instalado dentro da Unidade Mista, e que já dispõe de um médico específico para casos suspeitos e confirmados de Coronavírus. No local, o médico irá verificar a condição do paciente, o que pode resultar em necessidade de complementar a medicação, ou mesmo solicitar exames complementares, como tomografia, para pacientes com sinais de síndrome respiratória aguda grave.

Em situações de agravamento, pacientes serão deslocados para o gripário instalado na Unidade Mista Nossa Senhora das Dores.

É na Unidade Mista também que será feita a regulação de pacientes que tenham necessidade de internação hospitalar. Dessa forma, o médico do Programa Saúde da Família encaminhará o paciente para a Unidade Mista e o médico responsável pelo gripário também se responsabiliza pela regulação e solicitar encaminhamento para unidades de referência em que atendimentos mais complexos possam ser efetuados. Nos períodos noturnos, a regulação será efetuada por enfermeiros de plantão na Unidade Mista.

Agente Covid e Alô Saúde

Monitorar de forma mais rápida e mais próxima também acentua a melhora na qualidade de assistência, agora mais rápida e mais perto das pessoas. Para reforçar esse tipo de acompanhamento, outras medidas tem sido realizadas pela Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Em reunião, profissionais de saúde foram orientados para novidades no fluxo de atendimento.

Uma dessas estratégias trata-se do “Agente Covid”. Agentes de saúde estarão percorrendo os povoados para abordar limoeirenses de porta em porta, efetuando questionários sobre o quadro de saúde das famílias. A ideia é manter uma proximidade nos atendimentos e detectar precocemente.

Além do mais, a Prefeitura também disponibilizou o Alô Saúde. Através o telefone 99810-7727, a população poderá falar com uma médica do município para tirar dúvidas sobre seu estado de saúde, realizar uma teleconsulta, receber orientações médicas, ou ser direcionada para o local de atendimento mais adequado.