A Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da Secretaria Municipal de Saúde, já está disponibilizando um número de telefone para realização de teleconsulta gratuita. Com o “Alô Saúde”, através do número 99810-7727, limoeirenses terão linha direta com uma médica do Município, onde poderão relatar seus sintomas, conversar com a profissional de saúde e receber as orientações mais seguras sobre quais as melhores condutas.

O horário de atendimento disponível é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, e está destinado tanto para auxiliar pacientes acometidos por sintomas gripais que suspeitem terem sido contaminados por Coronavírus – o que também facilitará seu rastreamento – como atenderá qualquer pessoa que esteja enfrentando outras condições de saúde e sintam necessidade de buscar atendimento clínico.

A consulta por telefone não irá substituir o atendimento presencial, quando for necessário. Caso a pessoa necessite, será direcionada devidamente à unidade de saúde e também terá seu quadro monitorado.

O “Alô Saúde” integra uma série de ações que tem sido desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro de Anadia, com a finalidade de aproximar ainda mais o acesso à assistência médica para a população, e também o monitoramento principalmente em tempos de pandemia.

Busca ativa e reforço no monitoramento

Além da teleconsulta, o município também impulsiona uma busca ativa de pessoas que atualmente se encontrem sob suspeita de acometimento por Covid-19. Agentes de saúde começam a abordar os limoeirenses em seus domicílios, preenchendo questionário, de modo a intensificar as possibilidades de rastreamento e também de direcionamento para as unidades de saúde.

De acordo com o último boletim da Vigilância Sanitária Municipal, divulgado no dia 6 de julho, o Município contabiliza um total de 139 casos confirmados de Coronavírus, dos quais 66 foram curados, e 6 infelizmente foram a óbito. O boletim também registrou 108 pessoas que se encontram em condição de suspeita.

Em que pese todos os esforços realizados pelo Município para conter o avanço da doença, sobretudo no que diz respeito à prevenção e detecção precoce, a Secretaria reforça a importância de que a população também se mobilize em torno dos cuidados para evitar a contaminação do Coronavírus. Neste sentido, são as precauções básicas as apontadas como mais eficazes: ficar em casa sempre que possível, utilizar a máscara corretamente e a higienização frequente.