Reestruturação vem atendendo as necessidades urgentes da população no contexto do novo Coronavírus

Mais ampla e toda reestruturada. A tão esperada reforma da Unidade Mista Nossa foi concluída e o prédio foi entregue neste fim de semana, em uma rápida solenidade, durante a celebração de aniversário de 138 anos da Emancipação Política de Limoeiro de Anadia. A entrega ocorreu sem participação do público, como medida de contingência para evitar aglomeração e consequente transmissão do novo Coronavírus.

Para o prefeito Marcelo Rodrigues, a entrega da Unidade Mista vinha sendo uma prioridade, sobretudo diante do contexto atual de saúde pública. “Como não poderia ser diferente, diversas atividades públicas do Município foram adaptadas para as condições atuais. Mas nossos serviços, obras, execução das políticas públicas, tudo isso tem sido realizado em um ritmo ainda mais intenso. O que a gente propõe com isso é olhar de frente e com seriedade para esta realidade que temos hoje, que exige que tenhamos respostas urgentes para o que a população limoeirense mais precisa. A Unidade Mista, para nós, vem sendo uma prioridade há muito tempo, e agora ela está toda pronta para servir da melhor forma a população limoeirense. Sem dúvida, é uma realização e nos impulsiona para os próximos passos”.

Estrutura da Unidade Mista

Diante deste contexto de pandemia, a nova estrutura da Unidade Mista abrigará também espaços específicos para a primeira entrada de pacientes acometidos pelo Covid-19.  A reforma contempla, ainda, a abertura de mais duas salas de enfermaria, dois consultórios clínicos, sala para pequenos procedimentos cirúrgicos e mais uma para recuperação pós-cirúrgica.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodolfo Barbosa, diversos equipamentos foram incrementados à nova unidade e a farmácia está devidamente abastecida. “Temos aquisição de novas camas hospitalares , quarto de repouso do motoristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. Contamos com toda estrutura e conforto para os pacientes, com cadeiras do tipo poltronas para o paciente que espera o soro ou a medicação”, especifica. “Nesse momento posso garantir que Limoeiro tem um hospital com todas as medicações para atender nossas urgências e emergências, e ainda vamos melhorar muito mais”.

Reformulação na Saúde e na Prefeitura em tempos de Covid-19

Diante da importância de descentralizar os atendimentos e tornar a assistência ainda mais próxima das comunidades, mais unidade básica de saúde foi construída – como é o caso da Unidade de Jequiá do Sá – e há dez outras unidades que já passam por processo de reforma.

Nas ruas, as equipes de saúde não pararam em nenhum momento. Agentes comunitários de saúde continuam prestando atendimento, adequando os cuidados preventivos nas visitas. As equipes da Vigilância Sanitária Municipal tem realizado barreiras sanitárias, monitorando possíveis casos de Coronavírus, casos confirmados, suspeitos e de pessoas da família ou que tenham vindo de outros estados. Além disso, as equipes também tem feito um trabalho de organização dos espaços de convívio, como filas, locais públicos e feiras livres, e distribuído máscaras para a população – muitas delas feitas por costureiras do próprio município convidadas pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura pelo programa SIFORME.

Além destas ações, as ruas de Limoeiro têm sido rotineiramente higienizadas, incluindo praças, calçadas, entradas de locais de atendimento ao público. Para garantir segurança alimentar à população em situação de maior vulnerabilidade, a Prefeitura realizou mais um programa social, o Benefício Emergencial (BEM). Assim como o programa Renda Melhor, também feito com recursos municipais, o BEM distribui recursos para as famílias que respondem a critérios objetivos de condições de renda.

Os recursos são depositados no cartão da Moeda Livre – moeda própria do município de Limoeiro – de modo que só podem ser consumidos no comércio local, beneficiando também toda uma cadeia que envolve produtores, feirantes e comerciantes limoeirenses. Além destas ações, a gestão municipal também tem prosseguido com a entrega de cestas de alimentação do PAA, do Governo do Estado, além de kits nutricionais ditribuídos através da Educação.