Município registra ainda um caso confirmado vindo de outro estado; no total, há 86 casos notificados e 52 descartados.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou mais um boletim informativo nesta quarta-feira, 27 de maio, contendo os dados epidemiológicos atualizados de Limoeiro de Anadia. Até o momento, o município segue com 11 casos confirmados de Coronavírus, dos quais uma pessoa segue internada, sete já estão curadas, e três óbitos foram confirmados.

Houve ainda mais uma confirmação de Covid-19 em paciente que reside no Rio de Janeiro e recentemente chegou no município. A Secretaria informa que todos os cuidados preventivos têm sido adotados, para evitar a disseminação dentro do Município. As pessoas confirmadas e seus familiares estão sendo devidamente monitoradas por equipes da Vigilância Sanitária Municipal, e foram orientadas à efetuarem quarentena desde a confirmação do exame.

Ainda de acordo com os dados do boletim informativo, há um total de 86 casos notificados com síndrome gripal. Entre eles, 59 pessoas seguem em monitoramento domiciliar, 27 estão em condição de suspeita de Covid-19, e há ainda um óbito suspeito, que aguarda resultado de exame laboratorial pelo Estado para confirmação. A Secretaria também aponta um total de 52 pessoas com diagnóstico já descartado para Coronavírus.

Já em Alagoas, as informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde são de que foram confirmados 7580 casos e 368 óbitos.

Barreiras e outras medidas preventivas

Equipes da Vigilância Sanitária têm intensificado as ações de barreira em pontos diversos do município. De acordo com os dados divulgados pelo órgão, foram parados até o momento 3.623 veículos.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, as barreiras efetuam um trabalho educativo e de monitoramento das chegadas e saídas, verificando e notificando possíveis casos. O órgão reforça a importância de que a população também fique atenta aos cuidados contra a transmissão do Coronavírus. Sem vacina, atualmente a pandemia do Coronavírus só tem – em todo o mundo – um único método preventivo: o distanciamento e isolamento social.

Para garantir essas condições, a Prefeitura tem reorganizado todas as estruturas de atendimento públicas, ordenado os espaços de uso comum para garantia de distanciamento social em filas, terminais eletrônicos e lotéricas. Além do mais, as equipes seguem realizando vigilância em estabelecimentos comerciais e praças. O calendário de pagamento de servidores foi segmentado, de modo a evitar maiores filas e aglomerações

Além do mais, uma série de medidas foram adotadas para garantir que a população em maior condição de vulnerabilidade não sofra insegurança alimentar durante o período de isolamento social. A campanha para que as pessoas fiquem em casa, portanto, vem associada a condições efetivas para que essa conduta seja possível.

O Benefício Emergencial (BEM) é uma destas ações. O programa social elaborado e mantido pelo próprio município, com recursos próprios, é destinado à população em situação de maior vulnerabilidade que não foi contemplada com o cartão Renda Melhor, outro programa municipal de assistência à população. Os recursos dos dois programas são depositados em cartões da moeda social de Limoeiro de Anadia, a Moeda Livre, de modo que as compras devem ser realizadas dentro do próprio município, fortalecendo a moeda local.