Prefeitura de Limoeiro tem ações intensificadas contra o Coronavírus desde o dia 20 de março; nesta sexta-feira, foram realizadas distribuição de máscaras, barreira sanitária e conscientização sobre cuidados

Distribuição das notificações no Estado. Fonte: Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde
CIEVS/AL

A Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas divulgou nesta sexta-feira, 24, o Informe Epidemiológico de de número 49 que confirma o diagnóstico positivo para COVID-19 no limoeirense de 54 anos do povoado de Terra Nova, que faleceu no sábado passado, 18 de abril. A Prefeitura de Limoeiro de Anadia, que têm realizado diversas ações desde o dia 20 de março, com o objetivo de conter a disseminação do vírus, implementou nesta sexta-feira, uma série mais uma série de medidas como distribuição de máscaras, instalação de barreira sanitária e conscientização sobre prevenção.

O relatório completo, que pode ser verificado clicando aqui, também aponta para 413 casos confirmados de Coronavírus e 27 óbitos em todo o estado.

Testes

O exame realizado na vítima foi feito ainda no sábado, 18, quando ela deu entrada no Hospital Regional de Arapiraca. A coleta do material foi encaminhada ao Laboratório Central, LACEN-AL, órgão do estado, e o resultado foi informado na última quinta-feira, 23, através do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde CIEVS.

Diante do resultado, a Secretaria Municipal realizou testes rápidos em sete integrantes da família e em profissionais da saúde que prestaram atendimento, com a finalidade de detectar se houve contaminação às pessoas que tiveram contato direto com a vítima.

Como os testes rápidos não possuem a precisão adequada, os familiares também foram submetidos a um exame laboratorial, o mesmo realizado na vítima que foi ao óbito, cuja precisão é maior. As coletas do foram encaminhadas também ao LACEN-AL e caberá à Secretaria Estadual de Saúde a confirmação do resultado.

Acolhimento

Desde que a Secretaria de Saúde do Município constatou o caso ainda suspeito, toda a família passou as ser monitorada. Após o falecimento da vítima, os parentes também receberam acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social, nos aspectos materiais e psicossociais necessários.

Distribuição de máscaras e barreira sanitária

A Secretaria Municipal de Saúde também instalou barreiras sanitárias nos dois pontos de acesso ao povoado de Terra Nova. O objetivo é restringir ao máximo o deslocamento na localidade, de modo a proteger as pessoas de transmissão.

Além do mais, foram distribuídas 3.000 máscaras para a comunidade. Nesta sexta-feira, foram realizadas visitas de monitoramento das equipes de Vigilância Sanitária em toda a região, prosseguindo com a entrega de máscaras à população.

As máscaras foram produzidas por costureiras limoeirenses que integram o SIFORME, projeto da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem o objetivo de capacitar mulheres, incentivando a autonomia financeira através da produção direta e do empreendedorismo.

Conscientização

Tendo em vista como a pandemia cresce de forma vertiginosa em todo o estado, com 27 óbitos registrados – entre eles, de um cidadão limoeirense – o secretário municipal de saúde, Rodolfo Barbosa, reforçou a necessidade de que a população se conscientize em relação aos cuidados individuais.

“Não podemos entrar em pânico ou em desespero, mas devemos nos cuidar, evitando ao máximo sair de casa, utilizando máscaras e lavando as mãos com frequência, para nos protegermos da transmissão do Coronavírus. A Secretaria de Saúde está à disposição para o que for necessário, mas repetimos que esta é uma responsabilidade de todos. Quando a gente se protege, não se expondo a risco desnecessário, também estamos deixando todos seguros”, orienta.

Confira o relatório do CIEVS/AL na íntegra:

Informe COVID-19 nº 49 – 24 DE ABRIL 16h45 (1)