Resultado de exame laboratorial encaminhado pelo CIEVS nesta quinta-feira, 23, atestou positivo para Coronavírus em morador do povoado de Terra Nova; Prefeitura intensifica medidas de contenção de transmissão na região

O morador de 54 anos do povoado de Terra Nova, que faleceu no último sábado, 18, no Hospital Regional de Arapiraca, teve o exame confirmado para o Covid-19. O resultado do exame laboratorial que detectou o Coronavírus SARS-Cov2, foi enviado para a Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro de Anadia, nesta quinta-feira, 23, através do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS/AL).

Sete integrantes da família, que tinham convívio próximo com a vítima, serão submetidos a teste rápido – cujo resultado sai em 15 minutos – e a um segundo teste através de exame de sangue, posteriormente, tendo maior precisão. Todos estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social também deverá acompanhar os familiares, através de auxílio material, psicológico e de assistência social.

De acordo com informações recolhidas pela Secretaria, a vítima não tinha histórico de viagens ou de contato com pessoas que vieram de outros estados ou municípios, de modo que se confirma a situação de transmissão comunitária – quando não se sabe mais de onde partiu a contaminação.

A Prefeitura de Limoeiro de Anadia também deu início ao estado de quarentena no povoado de Terra Nova. A partir desta quinta-feira, Secretaria Municipal de Saúde instalou barreiras sanitárias nas duas entradas de acesso do município. Além disso, serão distribuídas 3000 máscaras à comunidade da região. As medidas têm o objetivo de evitar a transmissão de Coronavírus.

Neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde atenta que a população não entre em pânico, e reforce a solidariedade, a união, e a responsabilidade com a saúde, cumprindo devidamente o estado de quarentena e isolamento social, se deslocando apenas em caso de extrema necessidade, e sempre adotando todos os cuidados de proteção, distanciamento e higiene. Até o momento, a prevenção é a melhor forma de combate ao Coronavírus.