Prefeito Marcelo Rodrigues destaca próximas ações para reforçar plano de contingenciamento, como entregas de novo posto de saúde e unidade mista ampliada e reformada

O município de Limoeiro de Anadia se destacou como um dos dez municípios alagoanos com melhor desempenho em isolamento social – principal medida até agora de enfrentamento contra o Covid-19, o novo Coronavírus. As informações foram publicadas ela Agência Alagoas, portal oficial do Governo do Estado, a partir de dados divulgados pela empresa In Loco, que apontam 57,8% distanciamento social no município.

De acordo com o prefeito Marcelo Rodrigues, o desempenho se dá através da conscientização das pessoas em relação à necessidade de se proteger da contaminação, e de uma força-tarefa desempenhada por toda a equipe da Prefeitura de Limoeiro, para que a população tenha assistência devida durante este período de quarentena e pandemia.

“Sabemos que, até o momento, o isolamento social é a maneira mais eficaz de proteger as pessoas desta pandemia. Desde o dia 19 de março, seguindo decisões estaduais e federais, além de recomendações de organizações da saúde, o Município decretou uma série de medidas de contingenciamento contra o Covid-19, como a suspensão das aulas, a reorganização de todo o sistema de saúde, e uma atuação incisiva no âmbito social para garantir as condições necessárias às famílias mais vulneráveis”, relata.

Entre as ações, a Prefeitura realizou higienização nas vias das áreas urbanas, reorganizou a feira do município, efetuou a vacina contra Influenza a domicílio, e agora incrementou mais uma renda para apoio às famílias, o Benefício Emergencial (BEM). Além disso, equipes da Vigilância Sanitária Municipal têm efetuado monitoramentos em diversos setores comerciais e nas ruas do município.

Posto de saúde e Unidade Mista Reformada

Marcelo Rodrigues declarou que ainda há novidades que poderão reforçar o plano de contingência. “Já estávamos desenvolvendo uma série de ações, e agora vamos entregar o posto de saúde de Jequiá do Sá. Além disso, aceleramos a reforma da Unidade Mista de Saúde. É uma ampliação importante para o acesso da população aos serviços gerais de saúde”, relata.

O prefeito atenta, ainda, para a necessidade de que a população também contribua ainda mais, ficando em casa o máximo de tempo possível e só indo às unidades de saúde se necessário. “Sabemos que não se trata de uma situação fácil, mas é necessária para protegermos a nós mesmos, aos nossos familiares que estão em grupos de risco, e também às pessoas que não podem ficar em casa por estarem trabalhando em serviços essenciais. É uma responsabilidade coletiva. Precisamos que esse distanciamento não só permaneça como seja ainda maior para que se evite uma contaminação em massa, sobrecarregando as unidades”, reforça.