Ações realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Limoeiro de Anadia têm por objetivo conscientizar a população e mobilizar estudantes no enfrentamento.

O combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes tem neste dia nacional de 18 de maio mais uma oportunidade de rememorar que a luta é de todos e deve ser contínua. Utilizando como um de seus lemas “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”, a campanha realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Limoeiro de Anadia, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) terá um seminário sobre prevenção, abordagem e enfrentamento, e um concurso que pretende selecionar e premiar os melhores trabalhos artísticos e culturais produzidos pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

O VI Seminário sobre Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes: Prevenção Abordagem e Enfrentamento  será exibido pela internet, através de uma live. A decisão tem por objetivo obedecer ao decreto estadual e municipal de distanciamento social, que tem por objetivo proteger a população contra a transmissão de Coronavírus. Após abertura que contará com falas de autoridades, haverá uma apresentação musical do grupo Raridade. Em seguida, Sueyne Freitas fará uma explanação sobre a origem do 18 de Maio e a história de Araceli Crespo. Logo depois,a assistente social do CREAS, Lourene Galdino, vai efetuar uma apresentação sobre o Centro de Referência e o fluxo de atendimentos às vítimas de abuso e exploração sexual em Limoeiro de Anadia.

Haverá ainda uma palestra com a psicóloga do CREAS, Milliam Carla, sobre como reconhecer e agir em casos de abuso e exploração sexual das crianças e dos adcolescentes. sinais e consequências neuropsicológicas das vítimas. Finalmente, advogados da OAB deverão apresentar os direitos das vítimas de abuso e Exploração Sexual. Posteriormente haverá um debate mediado pelo coordenador do CREAS, Cristiano da Silva Santos

O seminário finaliza com a apresentação do resultado do Prêmio Nacional 18 de Maio.

CONCURSO – PRÊMIO NACIONAL 18 DE MAIO

Envolver as próprias crianças e adolescentes no combate, através da conscientização, é uma das ações de prevenção ao crime. O Prêmio Municipal que tem a temática “Todos no Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é destinado a estudante das escolas da rede municipal de Limoeiro de Anadia, do 6º ao 9º ano, e são distribuídos em dois temas, Prevenção e Combate; e duas categorias: que são paródia e desenho. Todos os trabalhos devem ser originais, inéditos e feitos exclusivamente por estudantes, de modo que os professores podem realizar atividades de apoio.

De acordo com o regulamento, que você pode ter acesso clicando aqui, o objetivo do concurso é incentivar a participação das crianças e dos adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção e enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para se inscrever, diretores e coordenadores de escolas deverão encaminhar um ficha de inscrição e Termo de Autorização do Uso da Imagem de cada participante, via via whatsapp (82)98105-3915 ou E-mail: creaslimoeiro@hotmail.com até o dia 27 de abril de 2020. O resultado da premiação será apresentado no dia 18 de maio em uma sessão solene organizada pela SEMAS.

Para mais detalhes sobre o concurso e inscrições, baixe o regulamento em anexo:

Regulamento – Concurso Desenho e Paródia – 18 de maio Dia Nacional de combate ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes