Para combater período de isolamento, gestão municipal põe em prática projetos estratégicos; foco é na segurança da população mais vulnerável

Desde que a Prefeitura de Limoeiro de Anadia decretou a organização do plano de contingência para o combate ao Covid-19, o novo Coronavírus, uma série de medidas de prevenção foram impulsionadas. A todo momento, a gestão municipal adotado novas decisões com vistas à precaução, desde a promoção e incentivo ao isolamento social – com medidas administrativas e educativas recomendadas mundialmente para conter o avanço – até uma reestruturação de toda a rede municipal de saúde, com objetivo de atender a comunidade na prevenção e enfrentamento de casos que possam chegar.

Após todo o processo de reorganização para atender a população durante este período, a Secretaria Municipal de Saúde conta agora com 14 equipes multiprofissionais direcionadas para casos menos graves. Em cumprimento à vacinação contra Influenza, cuja antecipação foi determinada pelo Ministério da Saúde, outras 14 equipes têm realizado as vacinas desde segunda-feira, 23. Para evitar contaminação, os profissionais de saúde estão realizando o procedimento nas residências dos idosos.

Tendo em vista a importância da prevenção e da adoção de diversas condutas individuais de combate à transmissão do Coronavírus, equipes da Secretaria Municipal de Sáude, da Secretaria Municipal de Educação e do departamento de comunicação as Prefeitura realizam diversas divulgações educativas e informativas, veiculadas nos mais diversos meios, como produções audiovisuais em unidades de saúde, áudios veiculados em carros de som, produção de cartilhas, e campanhas para as redes sociais.

Antes da data de suspensão das aulas e de todos os eventos públicos e privados no município – medidas estabelecidas em decreto municipal – também foi realizada uma palestra junto a diretores de escolas, com objetivo de instruir os professores para que multipliquem a estudantes e seus responsáveis medidas de prevenção à transmissão do Coronavírus. Foi explicado o que tem se conhecido sobre o Coronavírus, medidas de higiene e importância de isolamento social para não intensificar a transmissão. No mais, a Secretaria de Saúde também requereu junto à União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime – a coordenação nacional de um novo calendário, de modo a uniformizar as datas com todo o país.

Para monitoramento das medidas adotadas, equipes da Vigilância Sanitária têm percorrido diuturnamente as ruas de Limoeiro de Anadia, nos centros e povoados, dialogando em vistas a conscientizar a população e conduzindo o fechamento de estabelecimentos que, contrariando o decreto municipal, ainda estão abrindo.

Preocupada com as condições sociais e econômicas da população de Limoeiro em meio ao necessário período de quarentena, o Município tem estruturado uma série de políticas econômicas locais que, de um lado, busca suprir necessidades básicas para famílias mais vulneráveis, que hoje já enfrentam situação de desemprego decorrente da necessária quarentena; e, do outro, fortalecem os produtores locais também penalizados com o isolamento.O projeto tem sido estudado e desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Agricultura e Saúde.

Por fim, em benefício do comércio local, a Secretaria Municipal de Saúde tem elaborado um projeto para organização da feira que será aberta exclusivamente para comerciantes do próprio município durante o período da quarentena.