Rodolfo Barbosa também reforça sobre cuidados preventivos e importância de defesa do SUS

A despeito de vários esforços que tem sido adotados para combater a pandemia do vírus COVID-19, mais conhecido como Coronavírus, no Brasil, várias informações falsas têm sido difundidas pelas redes sociais, causando prejuízo para a população. Em Limoeiro não tem sido diferente. O secretário municipal de Saúde, Rodolfo Barbosa., atentou para a necessidade de ter cuidado com as informações compartilhadas nas redes sociais e reforçou que a Secretaria já está buscando as orientações e segue à disposição para esclarecimento dos limoeirenses.

Em Alagoas, apenas um caso foi confirmado até o momento. O paciente foi colocado em isolamento e submetido aos cuidados devidos. No entanto, diante da facilidade de transmissão do vírus – que pode ser por saliva, tosse, ou contato físico como abraço ou aperto de mão – algumas recomendações já tem sido divulgadas, como evitar aglomerações, reforçar a higiene pessoal e do ambiente em que estiver. Não compartilhar informações duvidosas tem sido, também, uma orientação importante durante este período.

“Nós soubemos que em grupos de whatsapp já existem várias informações equivocadas sendo difundidas. Algumas pessoas alarmando a situação de forma exagerada, colocando até que já existem casos aqui, quando na verdade não temos nenhum registro até agora. Outras mensagens compartilhadas fazem pouco caso, mas sabemos é preciso também ter alguns cuidados. Por isso que decidimos nos antecipar, divulgando algumas recomendações seguras repassadas por órgãos oficiais. A ideia é que a população esteja atenta, cuidadosa com a sua saúde e a de todos ao redor, mas não em pânico”, relatou.

Rodolfo também declarou a importância de reconhecer o Sistema Único de Saúde (SUS) como o equipamento público fundamental para o combate do Coronavírus e dos demais serviços de combate à doença e promoção de saúde.

“Tivemos algumas reduções importantes de recursos vindos para o SUS e isso, sem dúvida, traz um impacto nos serviços que a gente pode oferecer nas unidades de saúde. Quando acontecem casos como este é que reforçamos a importância de termos um serviço público de saúde realmente inv. Aqui em Limoeiro de Anadia, tanto nossa administração como os profissionais de saúde que estão aqui, na linha de frente, têm feito todos os esforços para atender da melhor forma a população, mas não podemos esquecer que trata-se de recursos que vêm do Governo Federal e ele precisa também fazer a parte dele. Precisamos defender o SUS neste sentido”.

Enquanto aguarda novos posicionamentos dos órgãos públicos estaduais e federais para o combate à doença, a Secretaria Municipal de Saúde tem se organizado em torno da prevenção e da disponibilidade para emitir informações seguras aos limoeirenses. Com este objetivo, foi lançada nas redes sociais também a seguinte postagem com orientações à população:

“Olá limoeirense,

Aposto que você já ouviu falar por aí sobre o Coronavírus. Nós, da Secretaria Municipal de Saúde pedimos atenção para algumas recomendações:

🚨 1. Nada de pânico

Não temos nenhum registro de paciente com suspeita de coronavírus em Limoeiro de Anadia. Estamos bem atentos e questionando aos órgãos federais e estaduais para nos valermos de orientações seguras e providências necessárias. Precisamos ter atenção, mas não alimentar pânico – o que sabemos que não irá ajudar.

💧 2. Higiene em primeiro lugar

Simples e importantíssimo! A prevenção é a melhor medida a ser adotada e recomendada por organizações de saúde do mundo inteiro. Banhos regulares (principalmente após chegar em casa), lavar as mãos de forma contínua e com capricho, manter seu ambiente sempre limpo, deixará o vírus com menos chances, e você fica mais protegido contra a doença.

👨‍👩‍👧‍👧 3. Evitando aglomerações: formas de transmissão

Até então, não precisamos nos isolar em casa. Pode ir à feira, à praça, ao mercado, com tranquilidade. É preciso apenas ter cuidado e evitar lugares muito cheios. Espirro, saliva, e contatos físicos (incluindo abraços e aperto de mão) são algumas das formas de transmissão. Não dê chance para o vírus!

📱📲 4. Cuidado com notícias falsas e fique atenta(o) aos sintomas:

Aqui as coisas se espalham fácil e rápido, não é mesmo? Muitas informações são mentirosas e só servem para confundir. Na dúvida, questione quem passou a informação antes de compartilhar. Nós, da Secretaria, estaremos sempre mantendo vocês informados e à disposição para esclarecer dúvidas. Se sentir sintomas como febre, tosse, falta de ar e cansaço excessivo, procure a unidade de saúde mais próxima.

👩🏽‍🔬5. Defenda o SUS

O Coronavírus não é o primeiro nem último surto que se espalha no país. Desde que o SUS foi criado, lá no fim dos anos oitenta, sempre esteve à frente no combate a todas as epidemias e demais doenças que assolam. Quem já precisou sabe muito bem o quanto o SUS funciona, mesmo com as dificuldades. É público, para todos nós, e é através dele que o Coronavírus também pode ser derrotado.

Pode espalhar que está seguro: Para ter certeza de que a informação é mesmo oficial, acesse as recomendações em nossa página da Prefeitura de Limoeiro de Anadia. Compartilhe sempre quando tiver certeza!”