Ação social trouxe mais uma vez ofertas em saúde, educação, assistência social, agricultura e lazer para a população limoeirense.

Por Adalberto Custódio

A vida de Dona Maria Aparecida Santana pode tomar um novo rumo a partir de agora com a conquista de sua independência financeira. Moradora do Distrito Pé Leve, Dona Cida foi uma das participantes do curso de corte e costura, ofertado dentro da estrutura da sexta edição do projeto Prefeitura em Todo Lugar (PTL), que permaneceu entre os dias 10 e 12 nas dependências da Escola Municipal Prefeito Benício Ferreira, a maior daquela comunidade.

Mãe de três filhos e esposa de agricultor, Dona Cida acompanhou atentamente as orientações da instrutora Miscilene Santos, que repassou técnicas básicas sobre a confecção dos moldes, cortes dos tecidos e costura das peças.

A moradora, que já possui máquina de costura em casa, afirma que a partir de agora poderá utilizar o equipamento como ferramenta de trabalho e, consequentemente, no reforço da renda familiar. “Eu sabia fazer apenas pequenos reparos, mas agora estou aprendendo a confeccionar roupas e meu projeto, a curto prazo, é produzir e comercializar minhas próprias peças”, frisou Dona Cida.

Mas o projeto Prefeitura em Todo Lugar não é apenas voltado à capacitação. Assim como acontece em todas as edições, o prefeito Marcelo Rodrigues determinou que toda a estrutura da administração municipal fosse transferida, de forma itinerante, para o Distrito Pé Leve, levando os mais diversos serviços para aquela comunidade.

Quem também foi beneficiada com o projeto foi a professora Rosangela Maria da Silva Santos, que teve mais uma oportunidade de ouvir os batimentos cardíacos e visualizar em seu ventre o comportamento da pequena Vitória, que deverá vir ao mundo nos próximos meses

“Está tudo bem com a minha princesinha Vitória. Graças aos avanços da atual gestão municipal, hoje não precisamos mais ir à Arapiraca fazer exames como ultrassom, que agora já está disponível à população limoeirense”, frisou a professora.

Assim como ocorre em todos os PTL’s, o prefeito Marcelo Rodrigues fez questão de estar presente, conversando com as pessoas e ouvindo os seus anseios, sugestões e críticas. “A grande essência desse projeto é estar próximo das pessoas. Além da estrutura física levamos às comunidades todos os secretários e corpo técnico, para atuarem como interlocutores entre a população e a gestão”, frisou Marcelo Rodrigues.

No final da noite desta terça-feira (10), o gestor realizou o tradicional Café com o Prefeito, onde ouviu os mais diversos tipos de demandas daquela comunidade e as encaminhou às devidas secretarias para que sejam solucionadas o mais rápido possível.

DEMAIS SERVIÇOS

Ainda na área da Saúde, a população recebeu assistência completa com atendimentos médicos nas áreas de cardiologia, clínica médica, dermatologia, gastroenterologia, ortopedia, além de fisioterapia e odontopediatria. Ainda foram disponibilizados exames de citologia, ultrassonografia, exames laboratoriais, de vista, vacina e testes rápidos.

Na Educação, as crianças e jovens da comunidade Pé Leve tiveram acesso a muita diversão e aprendizado, com direito a cama elástica, pipoca e algodão doce, além de atividades voltadas à Educação Especial e Ambiental, e música com a banda Raridade, formada por estudantes de música da rede municipal.

Um dos atrativos deste ano na área da Educação foi a concorrida competição “Torta na Cara”, onde dois grupos disputam entre si, respondendo questões elaboradas por professores dentro dos conteúdos trabalhados na sala de aula, durante os dois primeiros dias, até o grupo vencedor.

Já a secretaria de Assistência Social trouxe orientações sobre o Programa Criança Alagoas (CRIA), voltado a oferta de políticas públicas, além da orientação e realização de serviços tradicionais voltados ao Cadastro Único para o programa Bolsa Família, Carteira do Idoso, apresentações do CRAS e CREAS, e oficinas de aprendizagem. Cortes de cabelos e maquiagem também firezam parte da programação.

A Agricultura também esteve presente no PTL do Pé leve, ofertando serviços como empréstimos para agricultores, custeio e microcrédito rural, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), marcações de assistência técnica, consulta veterinária e de trator para aragem de terras, além de curso de corte e costura em parceria com a Assistência Social.