Exames de ultrassonografia, eletrocardiograma e atendimento com várias especialidades médicas marcam edição; assistência social, educação e agricultura também estão presentes com uma série de ações

Por Adalberto Custódio

 

“Foi muito bom vê-la no vídeo e ouvir o seu coraçãozinho batendo forte”, relatou, emocionada, a professora Sirlania Maria dos Santos, após a realização de um ultrassom que confirmou a boa saúde da pequena Lavínia, que deverá vir ao mundo no final do mês de março. Sirlania e outras centenas de pessoas foram beneficiadas com as ações da 5ª edição do projeto Prefeitura em Todo Lugar, iniciado nesta quarta-feira (19) no povoado Miracema, em Limoeiro de Anadia.

Com toda estrutura montada nas dependências da Escola Municipal João de Deus Barbosa, o mutirão de serviços do Prefeitura em Todo Lugar disponibiliza aos usuários da comunidade Miracema e região circunvizinha diversas ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, agricultura, entre outras.

Outra beneficiada com os serviços ofertados na área de saúde foi Dona Josefa Nunes da Silva Costa, moradora do povoado Gulandim, vizinho à comunidade Miracema. Durante o projeto Prefeitura em Todo Lugar, Dona Josefa realizou exame de ultrassom para poder iniciar o tratamento de uma dor lombar.

“É muito gratificante ter a oportunidade de fazer um exame tão complexo aqui na zona rural e bem pertinho da minha casa. A gestão está de parabéns pela atenção dada às pessoas que vivem nas comunidades mais distantes”, frisou a aposentada.

O prefeito Marcelo Rodrigues fez questão de marcar presença e conversou com populares da região. “A cada edição confirmamos que o sucesso do projeto Prefeitura em Todo Lugar, que representa a oportunidade de estarmos ainda mais perto das pessoas, levando serviços e, principalmente, olhando nos olhos das pessoas e fortalecendo os laços”, frisou o gestor, que no início da noite comandou mais uma edição do momento Café com o Prefeito, onde ouviu e anotou cada uma das reivindicações, sugestões e críticas da população.

SERVIÇOS

Nesta edição o projeto disponibiliza ainda mais serviços na área de saúde, a exemplo de consultas médicas com clínicos, especialistas como cardiologista e dermatologista, oferta de exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, dentista, atendimento fisioterapêutico, testes rápidos e outras marcações.

A Educação também foi destaque no primeiro dia do mutirão. Uma das atividades que atraiu o público presente ao local foi a oficina para a fabricação de sabão. Na oportunidade, alunos do Comvida mostraram que o oléo de soja utilizado na cozinha pode se transformar em sabão, evitando assim ser descartado no meio ambiente.

Além disso, foram realizadas outras atividades com alunos da Educação Especial, Educação Ambiental e uma programação com oficinas, palestras, além da distribuição de algodão doce e pipoca.

Na Assistência a população teve acesso a atendimentos voltados ao cadastro, atualização, reversão e desbloqueio do Programa Bolsa Família, Carteira do Idoso, palestras e orientações sobre violência contra a mulher e trabalho infantil, e benefícios eventuais; cadastros agropecuários, entre outros. Cortes de cabelo masculino e feminino também estiveram disponíveis.

Na Agricultura, os técnicos da secretaria realizaram doação de mudas de Ipê, através de parceria com a Secretaria de Educação. No estande também funcionaram serviços como Cadastro Ambiental Rural (CAR), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), projetos de custeios e microcrédito, agendamentos para aração de terras e assistência técnica, além do funcionamento de uma oficina de corte e costura, um projeto do Programa Pró-Campo – Programa de Capacitação Profissional Rural, realizada em parceria com a secretaria de Assistência.